Em quais casos não é indicado colocar uma prótese fixa?

Alguns dos motivos que podem levar a perda de um elemento dentário: cárie, doença periodontal avançada, e raízes fraturadas. Outros grandes causadores dessa situação envolvem uma higiene bucal inadequada e hábitos parafuncionais como o bruxismo. Quando essa perda ocorre, a auto estima pode ser prejudicada, causando até mesmo a falta de apetite. Entretanto, existem técnicas que podem amenizar esses efeitos, e uma delas são as próteses fixas, que são capazes de promover conforto e estética. Mas será que existem casos onde não é indicado colocar uma prótese fixa? O IBIO esclarece para você!

A prótese fixa é uma boa opção para reabilitar a função dentária. Ela restabelece a função de um dente, especialmente quando a coroa é quebrada ou quando está prejudicado por uma cárie muito grande. Esse elemento restabelece a função mastigatória, e tem a vantagem de não precisar ser retirada para a higienização, além de conservar a estrutura dentária.

Feita de maneira especializada, pode ser composta de materiais diversos. É confeccionada sobre a estrutura da raiz de um dente, podendo ser de cerâmica, metal ou metalocerâmica. As próteses podem ser unitárias, quando substituem a coroa de um único dente, ou múltiplas, em forma de ponte, quando substituem um ou mais elementos dentários perdidos.

Embora traga muitas vantagens, esse método não é recomendado para todos os casos. A prótese fixa é indicada quando há um bom suporte ósseo e uma boa saúde periodontal. Se o paciente não possuir esses dois fatores favoráveis, essa opção pode ser prejudicial para a saúde bucal. É o dentista, portanto, que deve recomendar a melhor alternativa conforme as particularidades de cada caso.

Se o seu caso está entre os não recomendados, não desanime! Há outras alternativas para restaurar a função do dente. Uma delas são os implantes dentários, que são fixados sobre a prótese fixa. Outra opção são as próteses móveis, que são colocadas e removidas pelo próprio paciente. Elas são recomendadas principalmente quando não há condições para a instalação de implantes. Nesses casos, ainda que algumas vezes dê um pouco de preguiça, é importante retirá-las na hora de dormir e quando for realizar a higiene bucal.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre próteses fixas? Comente conosco!

Pretende realizar um procedimento de instalação de prótese fixa? Deixando seu contato nos comentários, nossa equipe entrará em contato para marcar uma avaliação gratuita no melhor dia e horário para você. Conheça e comprove a qualidade e tradição do IBIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *