Os implantes são “raízes” artificiais instaladas (implantadas) no osso mandibular ou maxilar.

Ao substituir as raízes dentais, possibilita a confecção de próteses sobre eles, permitindo a reabilitação estética e funcional (mastigação), além de devolver qualidade de vida social ao indivíduo debilitado.

Os implantes dentários proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais, sendo superiores ao uso de próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis.

Na atualidade os implantes são fabricados com titânio comercialmente puro, de eficiência cientificamente comprovada.

 

Ao longo da História da Odontologia e da Medicina, são muitos os materiais que se vem utilizando.

Na atualidade são apenas dois os que se consideram válidos: o titânio puro e o titânio recoberto de hidroxiapatita.

 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária

O titânio foi considerado válido por se tratar de um metal biocompatível, ou seja, que pode ser utilizado em contato com os tecidos orgânicos sem causar reações adversas, permitindo a osseointegração.

Processo por meio do qual o implante se integra ao osso, apresentando-se fixo, sem mobilidade ou sintomas durante as forças mastigatórias funcionais.

Essa integração permite a alta taxa de sucesso na reabilitação dos pacientes.

A finalidade da Osseointegração é repor dentes ausentes com o objetivo de:

1. Recuperar Estética e Função;
2. Frear a Reabsorção Óssea;
3. Diminuir a Sobrecarga em Dentes Remanescentes. 

 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária

 

1. Função e estética
Substitui dentes ausentes ou condenados e próteses convencionais, quando estas não correspondem às expectativas do paciente. Pode também servir de encaixe para um tipo de dentadura (overdenture), aumentando de forma notável sua estabilidade e retenção.

2. – Frear a reabsorção óssea
Quando perdemos um ou mais elementos dentais, independente da causa que provoque a perda (cáries, doença periodontal, traumatismo), inicia-se um processo de reabsorção óssea pela falta de estímulo da raiz ausente. A função do osso maxilar e mandibular é sustentar as peças dentárias para permitir a mastigação. Uma vez perdido o dente, esse osso perde sua finalidade principal e passa a ser reabsorvido pelo organismo. Essa reabsorção torna-se mais acentuada na maioria dos casos pela pressão das próteses removíveis, ou ainda pela própria idade do paciente. Esse último fator associado a problemas hormonais (como osteoporose) pode gerar uma perda na qualidade óssea. Dentro desse quadro as conseqüências estéticas e funcionais podem ser dramáticas, debilitando o paciente progressivamente. Atualmente existem técnicas regenerativas de osso e biomateriais que possibilitam a recuperação anatômica de áreas severamente reabsorvidas. Esses enxertos permitem a recuperação do paciente para que este possa se submeter à colocação dosimplantes dentários, com resultados mais satisfatórios. Os implantes podem deter esse processo de reabsorção, que pode gerar tanto problemas funcionais quanto psicológicos nos indivíduos debilitados.

3 – Diminuir a sobrecarga dos dentes remanescentes
Pacientes com perdas parciais dos dentes, além da conseqüente colocação de implantes e sua respectiva prótese que vem harmonizar não só a estética e função, bem como possibilitar um equilíbrio na distribuição das forças durante a mastigação.

 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária

Em muitos casos o custo é inferior ao tratamento de uma reabilitação convencional, o tratamento varia de acordo com o número de implantes necessários e o tipo de prótese a ser reabilitada. O resultado obtido dependerá não só da técnica, mas da qualidade dos produtos empregados e da experiência do profissional que realiza no trabalho.

No entanto, atualmente a técnica é muito mais acessível em relação a épocas anteriores, em que a tecnologia empregada era exclusivamente importada e de alto custo. De qualquer forma, a recuperação de uma força de mastigação satisfatória e de um sorriso que reintegra o paciente socialmente faz com que muitos dos pacientes que se submetem ao tratamento afirmem que: “Este foi o melhor investimento que fiz em toda minha vida".

Quais os benefícios dos Implantes? Os implantes podem repor a perda de um dente natural sem a necessidade de desgastar os dentes vizinhos para a preparação de uma prótese fixa ou removível. Em casos de próteses removíveis parciais, esta pode ser substituída por próteses fixas, sem prejuízo ou sobrecarga dos dentes suportes naturais. Isto permite um aumento considerável do tempo de vida útil desses dentes, já que há uma melhor distribuição da carga mastigatória entre dentes e implantes. Além disso, devido ao fato das próteses permanecerem estáveis em sua posição, situações comuns, como irritação das gengivas, dor e insegurança pela falta de estabilidade e retenção de próteses removíveis parciais ou totais, são eliminadas.

Para desdentados totais, a utilização dos implantes traz imensos benefícios para sua qualidade de vida. A “dentadura” convencional por vezes pode ser substituída por prótese fixas sobre implantes, ou por próteses removíveis (overdenture) que apresentam melhor retenção e estabilidade, oferecendo maior conforto e segurança ao seu portador.

 

 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária

 

 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária
 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária
 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária
 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária
 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária
 IBIO - dentistas em curitiba, prótese dentária