A estomatologia é uma parte importante da odontologia e ajuda a prevenir várias doenças bucais e sistêmicas. Ou seja, essa área contribui também na prevenção de doenças que atacam outras regiões do corpo. Entenda o que é essa ciência e porque ela merece atenção.
Estomatologia – O que é?
Se analisarmos a palavra com atenção, podemos ter uma ideia do que é a estomatologia. Afinal, o termo tem origem grega, sendo que “estoma” significa boca e “logia” quer dizer estudo. Com isso, podemos dizer que a estomatologia estuda a boca como um todo.
Essa especialidade trata das complicações que podem surgir na boca, em todo o complexo maxilomandibular e no aparelho estomatognático em geral. Este último envolve dentes, glândulas salivares, lábios, mucosa oral e todas as estruturas que compõem a orofaringe.
O objetivo da estomatologia é diagnosticar, tratar ou – como já dissemos – prevenir as doenças que podem prejudicar a saúde bucal. Também identifica sintomas de moléstias sistêmicas que podem começar na boca.
Quais doenças podem ser identificadas com a estomatologia?
A estomatologia pode diagnosticar uma infinidade de doenças, entre elas:
Doenças virais
- Herpes simples
- Zoster
- HPV
Doenças bacterianas
- Amigdalites
- Gengivites
- Sífilis
Doenças fúngicas
- Candidose
- Blastomicose
- Histoplasmose
Doenças autoimunes
- Sjögren
- Lúpus
- Pênfigo
- Câncer de boca
Doenças dermatológicas
- Líquen plano
- Eritema multiforme
Quando devo procurar um especialista em estomatologia?
Sempre preste bastante atenção ao sinais da sua boca. Ao realizar a higiene bucal, procure avaliar se há alguma alteração aparente, como feridas ou úlceras. Se notar algo diferente, procure um especialista em estomatologia o mais breve possível.
Em sua autoavaliação bucal, observe se:
- As mucosas apresentam cor diferente da normal
- As gengivas estão sangrando ou descamando
- Há dor em alguma região da boca
- A boca está seca e sensação de sede extrema
- O paladar apresenta alguma alteração
- Há aftas frequentes
- A língua apresenta um esbranquiçamento
- Há feridas recorrentes
Nesse caso, procure imediatamente um estomatologista para que ele faça o diagnóstico e oriente o melhor tratamento.
Aqui no IBIO, temos especialistas nessa área, que podem oferecer um diagnóstico assertivo e um tratamento adequado para cada caso. Confie em quem tem tradição e excelência: agende agora mesmo sua avaliação no melhor dia e horário para você.