BLOG

Acompanhe nosso blog!

Aqui você encontra informações,
novidades e curiosidades sobre o mundo da Odontologia e Estética.

Prótese Dental – 09 tipos para você conhecer. Saiba o que é melhor para você

É muito complicado perder nossos dentes. Não só por algo superficial e estético,  mas isso pode ter grande impacto sobre como mastigamos, falamos e respiramos. Se antes tínhamos poucas opções, hoje a odontologia oferece um leque variado de opções que podem se ajustar perfeitamente a você e sua necessidade.

As indicações e especificações de cada tratamento de como ele serve melhor para cada um dos casos, lógico é algo que somente um excelente profissional poderá lhe conduzir e informar durante um processo de avaliação e tratamento. Mas, é importante você conhecer as opções que estão disponíveis hoje em dia. Listamos 09 diferentes tratamentos para você:

1. Prótese total (PT)

A prótese  total (PT) é o tipo de prótese mais conhecido por todos. Quase sempre ela é feita em resina acrilica, e é necessário o trabalho de um dentista protético para detalhadamente esculpir o material para criar um sorriso mais próximo do natural.

Com a prótese total consegue se restabelecer as  funções da mastigação e também da fala,   melhorando consideravelmente a parte estética.

Mas com o passar dos anos a parte óssea do paciente da região da mandíbula se deteriora o que gera instabilidade e dificuldade de sustentação da prótese da parte inferior, colocando em risco a segurança do uso e a parte estética.

Ao longo do tempo há também perda da qualidade da mastigação. Em comparação com outras opções esta talvez seja a que apresenta maior nível de desgaste, sem contar que um grande número de pessoas tem dificuldade de se adaptar a esse tipo de prótese.

2. Prótese Parcial Removível (PPR)

A Protese Parcial Removível (PPR) , também conhecida como Roach é uma das soluções de tratamento mais utilizadas. Em situações onde o paciente ainda tem alguns dentes saudáveis na arcada, através de uma estrutura metálica que possui grampos, a prótese é conectada aos dentes ainda existentes.

Uma grande vantagem da Prótese Parcial Removível é que ela oferece bastante estabilidade para mastigar, protegendo e mantendo os dentes originais ainda existentes.

Como existente encaixes metálicos aparentes, a parte estética fica comprometida. Outro detalhe importante é que normalmente o paciente leva um tempo maior para se adaptar a PPR.

3. Prótese Parcial Removível Flex (PPRFlex)

Normalmente feita em poliamida a Prótese Parcial Removível Flex (PPRFlex) é uma outra opção. Existem ainda opções feitas em silicone e em ambos os casos os grampos e metais são dispensados.

Esse tipo de prótese removível é, portanto, mais flexível, leve, confortável e até mais resistente. Sua adaptação à gengiva também é mais fácil.

Uma desvantagem é que o material pode sofrer pigmentação com o tempo, perdendo sua naturalidade, principalmente considerando pessoas que tenham limitações com a realização de higiene bucal. Elas também não são adequadas para quem tem problemas gengivais. Sem contar que o custo é mais elevado que as próteses removíveis PPR convencionais.

4. Prótese Overdenture

Essa é uma modalidade de prótese total, que pode ser colocada na parte inferior ou superior da arcada dentária.

Ela fica presa aos implantes e pode ser uma solução muito boa para aqueles casos onde há reabsorção óssea. A overdenture é feita em dois tipos de sistema:
– O´ring – presa por um anel de teflon metálico fica encaixada em componentes esféricos que são adaptados aos implantes.

-Barra-clip – a prótese se prende aos implantes por uma garra fixada sobre os implantes.

Em geral as próteses overdenture trazem muita estabilidade e segurança para a mastigação. Contudo seu preço é um pouco maior.

5. Prótese Protocolo

A Prótese Protocolo  é colocada sobre implantes de titânio, sendo uma excelente opção para pacientes que perderam todos os dentes em qualquer uma das arcadas.

Sua instalação é um pouco mais trabalhosa e demorada. Primeiro é preciso colocar os implantes. Depois se aguarda um período de osseointegração, para que a parte metálica do implante seja integrada ao osso da mandíbula ou do maxiliar.  Somente após isso se instala a prótese em si.

Protocolo cerâmico sobre  implante

Ao invés da resina acrílica nesse tipo de prótese a moldagem dos dentes é feita em porcelana, trazendo mais naturalidade estética. A prótese cerâmica tem mais estabilidade na cor, é mais resistente, sua textura é mais natural, acumula menos sujeira.

Protocolo em zircônia

Nesse tipo de prótese o material utilizado para a confecção dos dentes da prótese é a zircônia, onde se usa os sistema digitais de escaneamento de imagens  e impressão 3D – CAM/CAD .

6. Coroa

Quando a prótese é em apenas um dente, realiza-se o procedimento chamado de coroa. O tratamento pode ser feito sobre um implante, sendo parafusada ou cimentada a colocação da prótese.

A coroa pode ser feita em porcelana ou resina. A porcelana geralmente é mais cara, mas tem uma durabilidade maior.

E preciso também no período pós implantação um acompanhamento rotineiro com o dentista para ajustes e cuidados com a higiene bucal.

7. Prótese sobre  implante

Quando precisamos instalar mais de um dente pode se optar pela colocação de uma prótese sobre implante. O implante é feito em pino de titânio e sobre ele instalado uma prótese de porcelana, mais durável e com efeito estético melhor.

As próteses em porcelana são duráveis, não sofrem variações de cor com o passar dos anos, oferecem grande estabilidade e conforto ao paciente para a mastigação, tendo uma aparência estética muito natural.

8. Ponte fixa

A prótese fixa é uma opção de tratamento que vem caindo em desuso, devido a melhora e redução dos custos dos tratamentos com implantes. Mas a ponte fixa pode ser utilizada para substituir falhas nos dentes, proporcionando bons resultados.

A grande desvantagem é a necessidade de desgastar os dentes próximos, que servirão como suporte para a ponte. Esses dentes serão utilizados para a fixação da prótese perdem sua funcionalidade.

9. Inlays, onlays e overlays

Em casos de grandes cáries ou fraturas nos dentes, os tratamentos por próteses do tipo Inlays, onlays e overlays podem ser utilizados.  Quando há uma perda da estrutura do dente em grau expressivo isto pode ser substituído por uma prótese.

O material utilizado é a porcelana. Ela é muito resistente e tem um excelente acabamento estético. As variações da 3 técnias se dá pelo tamanho da destruição do dente, entenda:

– inlays : aplicáveis a pequenas destruições

– onlay: adequadas para médio grau de destruição

-overlay: quando existe uma grande parte danificada do dente

O procedimento Inlays, onlays e overlays tem excelente durabilidade e efeito estético, conseguindo preservar a estrutura dentaria que não foi prejudicada.

O dentista retira a parte danificada, faz o molde e confecciona a peça a ser implantada em laboratório depois instala-a cimentando o local.

Qual é a diferença entre próteses e implantes?

Há uma grande confusão entre os dois procedimentos. Embora os dois tratamentos são utilizados para reestabelecer dentes perdidos.

O implante é uma estrutura metálica a ser colocada por cirurgia no osso do maxiliar. Esse processo visa substituir a raiz do dente para a fixação de peças acima.

A próteses, embora algumas sejam fixas e instaladas sobre os implantes, são estruturas removíveis instaladas um pouco mais superficialmente do que os implantes.

Os implantes são mais duráveis do que as próteses, podem oferecer também um melhor acabamento estético e melhor adaptação funcional.

Qual é a melhor prótese para mim? Ou será melhor fazer um implante?

Se você está com dúvida de qual tipo será mais indicado para você de tratamento, chegou a hora de procurar a IBIO. É simples, marque seu horário e faça sua avaliação. Ao conversar com nossos especialistas eles poderão avaliar seu caso e lhe orientar sobre qual é a solução mais indicada para você. Volte a sorrir com segurança e alegria de viver.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter